CÚPULA DO CLIMA

COP30 precisa apresentar soluções, afirma presidente da conferência

Em discurso de abertura, André Corrêa do Lago destaca importância da implementação de acordos e da união global em torno da agenda climática

Publicado em 10/11/2025 às 12:03
Reprodução

O presidente da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30), André Corrêa do Lago, afirmou na manhã desta segunda-feira, 10, que a conferência precisa apresentar soluções concretas para os desafios climáticos.

Durante o discurso de abertura, o embaixador ressaltou que o evento será um marco para "ouvir e acreditar" na ciência, especialmente quanto aos impactos sociais e econômicos das mudanças climáticas. Corrêa do Lago enfatizou que, após anos de negociações, chegou o momento de focar na implementação dos acordos multilaterais estabelecidos sobre o clima.

O governo brasileiro trabalha para consolidar a COP30 como a "COP da implementação" ou a "COP da verdade". No entanto, a confirmação dessas denominações dependerá dos resultados da conferência em Belém.

Corrêa do Lago também destacou a importância de o mundo perceber a união das instâncias brasileiras em torno da agenda climática e avaliou que, apesar de retrocessos recentes, as condições de vida globais "podem continuar a melhorar".