Três tornados atingem o Paraná com ventos de até 330 km/h, confirma Simepar
Tempestades provocaram destruição em cidades do interior; Rio Bonito do Iguaçu registrou tornado de categoria F3, o mais intenso do evento
Pelo menos três tornados atingiram cidades do interior do Paraná durante as tempestades da noite de sexta-feira, 7, segundo confirmação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar) nesta segunda-feira, 10. O fenômeno provocou ao menos seis mortes e deixou mais de 770 pessoas feridas em diferentes municípios.
De acordo com o governo estadual, o Simepar confirmou a ocorrência de dois novos tornados, além do já identificado em Rio Bonito do Iguaçu. Os outros casos foram registrados em Turvo e no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. Técnicos do Simepar realizaram análises a partir de radares, vídeos, sobrevoos e vistorias em solo, e seguem estudando outras possíveis ocorrências na região.
Em Rio Bonito do Iguaçu, uma das cidades mais afetadas e localizada a cerca de 380 km de Curitiba, o tornado foi classificado como categoria F3 na escala Fujita. Já Turvo e o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, registraram tornados de categoria F2.
As análises começaram logo após a passagem das tempestades, com o estudo de dados de radar e das primeiras imagens registradas pelas equipes de resgate e enviadas pela Defesa Civil.
"A refletividade foi estudada e também foi percebido um hook echo, ou seja, eco de gancho, uma assinatura típica no radar meteorológico que indica a possibilidade de existência de tornado. Preliminarmente, o tornado foi classificado entre as categorias F2 e F3, com ventos estimados na faixa de 250 km/h", informou o Simepar.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, após análises detalhadas, foi mantida a classificação F3 para o tornado em Rio Bonito do Iguaçu. "Mantivemos a categoria F3, com ventos superiores agora a 300 km/h, chegando a até 330 km/h, o topo da categoria 3 na escala Fujita", afirmou em publicação nesta segunda-feira.
Classificação dos três tornados:
Rio Bonito do Iguaçu: Por volta das 18h de sexta-feira, uma tempestade atingiu a cidade, provocando danos significativos na área urbana. O tornado foi classificado como F3, com ventos entre 300 km/h e 330 km/h.
Guarapuava (Entre Rios): Por volta das 19h, uma tempestade severa provocou um tornado na região do distrito de Entre Rios, classificado como F2, com ventos superiores a 200 km/h, podendo chegar a até 250 km/h.
Turvo: Por volta das 19h30, outra tempestade resultou em um tornado ao sul da área urbana central, também de categoria F2, com ventos em torno de 200 km/h.
As análises contaram com imagens do radar meteorológico de Cascavel, além de observações feitas durante sobrevoos realizados pelo meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, que visitou as cidades afetadas acompanhado de engenheiros civis do Corpo de Bombeiros. Registros da população local também foram fundamentais para o estudo.
O Simepar ressaltou que a combinação de calor, umidade e mudanças nos ventos criou condições atmosféricas favoráveis à formação de tempestades severas e tornados no Estado.