Lula defende planejamento justo para superar dependência dos combustíveis fósseis
Presidente destaca necessidade de um 'mapa do caminho' para independência econômica em relação ao petróleo e celebra captação bilionária para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira a criação de um "mapa do caminho" com estratégias para alcançar a independência econômica em relação aos combustíveis fósseis. Em discurso durante a abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Lula reiterou a importância de uma transição "justa e planejada" para superar a dependência do petróleo e de seus derivados.
O posicionamento do presidente reforça que qualquer avanço nesse sentido ocorrerá a longo prazo, uma vez que, no curto prazo, Brasil e outros países seguirão dependentes desses insumos. Esse argumento também é utilizado por defensores da exploração de petróleo na Margem Equatorial, que ressaltam: enquanto houver demanda, a oferta de combustíveis fósseis continuará existindo.
“Espero que a serenidade da floresta inspire em todos nós a clareza de pensamento necessária para ver o que precisa ser feito”, afirmou Lula, destacando o papel do Brasil no debate climático global.
Durante o discurso, o presidente também mencionou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa internacional que visa promover a conservação e restauração de florestas tropicais em diversos países. Lula celebrou o fato de o mecanismo ter arrecadado, em apenas um dia, cerca de US$ 5,5 bilhões para apoiar projetos ambientais.