Justiça do Rio decreta falência da Oi após nova crise financeira
Decisão da 7ª Vara Empresarial encerra trajetória de uma das maiores operadoras do país, que não conseguiu superar dívidas bilionárias mesmo após duas recuperações judiciais
A Justiça do Rio de Janeiro decretou, nesta segunda-feira (10), a falência da Oi, uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil. A decisão, proferida pela 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), representa o desfecho de uma prolongada crise financeira enfrentada pela companhia.
A Oi acumulava dívidas bilionárias desde as fusões com a Brasil Telecom e a Portugal Telecom, há mais de uma década. Após duas tentativas de recuperação judicial, a empresa admitiu não ter condições de cumprir o plano aprovado nem de manter o pagamento integral das dívidas.
O pedido de reconhecimento de insolvência foi apresentado na última sexta-feira (7) pelo administrador judicial Bruno Rezende, que já acompanhava o processo de recuperação da empresa.
Em outubro, o endividamento da Oi com fornecedores fora do processo de recuperação chegou a R$ 1,7 bilhão — meio bilhão a mais do que em junho —, evidenciando o agravamento da crise.