COP30 NA AMAZÔNIA

O veredito da Amazônia: qual será o saldo da COP30?

Belém sedia a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas em 2025, reunindo especialistas para debater sustentabilidade, financiamento climático e transição energética.

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 15:00
CC BY 2.0 / Véronique Debord-Lazaro / Amazônia, visão do céu

Pela primeira vez, a maior floresta tropical do planeta recebe a principal agenda internacional dedicada à discussão de ações coletivas contra as mudanças climáticas.

Entre os dias 10 e 21 de novembro, Belém, capital do Pará, será palco da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), também conhecida como COP da Amazônia. O evento terá como foco a sustentabilidade, o financiamento climático e os desafios para a transição energética. Mas, afinal, o que será efetivamente implementado após a cúpula?

Para analisar as principais pautas em debate na COP30, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Stela Herschmann, especialista em política climática do Observatório do Clima, e Rosa Ramos, conselheira seccional e presidente da Comissão do Clima da OAB-SP, além de presidente do Instituto MAMA (Mulheres Amigas do Meio Ambiente e do Clima). O conteúdo já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.