‘Democracia e soberania estão alinhadas’, afirma José Dirceu à Sputnik Brasil
Ex-ministro relaciona defesa do regime democrático à preservação da soberania nacional e destaca importância do multilateralismo na política externa brasileira.
‘Democracia e soberania estão alinhadas’, afirmou o ex-ministro José Dirceu em entrevista à Sputnik Brasil, ao relacionar a defesa da democracia brasileira à manutenção da soberania nacional.
Segundo Dirceu, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro foi uma medida necessária para proteger o regime democrático. “Se a Suprema Corte condenou Jair Bolsonaro, ex-presidente, e vários militares e civis que, com ele, tentaram dar um golpe de Estado, foi em defesa da democracia. Então, democracia e soberania estão alinhadas aqui”, declarou.
O ex-ministro ressaltou ainda que o Brasil deve seguir os princípios constitucionais de respeito à autonomia e à paz entre as nações. Para ele, a política externa brasileira precisa reafirmar o multilateralismo e o direito internacional diante do avanço de governos conservadores no mundo.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil