Haddad critica cobrança por meta de inflação e celebra isenção do IR
Ministro da Fazenda compara flexibilização das metas no Brasil e na Europa e destaca aprovação unânime da isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo promoveu uma alteração relevante no regime de metas de inflação, modernizando o sistema brasileiro. “Porque tem choque, pode ser de oferta, pode ser desvalorização cambial, pode ser seca, pode ser uma porção de coisas”, explicou durante entrevista à CNN Brasil.
Haddad destacou que o processo de convergência das metas de inflação é semelhante ao que ocorre em outros países. “Ninguém ficou cobrando da Europa chegar a 2% depois da pandemia e eles estão até agora tentando chegar no centro da meta”, exemplificou, ao comentar as dificuldades enfrentadas internacionalmente.
Segundo o ministro, a inflação no Brasil está retornando para a banda da meta, resultado da combinação entre política monetária, safra nacional recorde e mudanças nas condições externas, como a redução de juros pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.
Isenção do Imposto de Renda
Haddad também elogiou o Congresso Nacional pela aprovação da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil. “A gente vem falando há tanto tempo sobre a polarização na política. Um projeto dessa envergadura, que mexe com tantos interesses, ser aprovado por unanimidade nas duas Casas é um feito extraordinário da política”, avaliou. “É um caminho da política que deveria ser considerado.”
O ministro ressaltou que o governo encontrou “um caminho tecnicamente viável” para promover justiça social. “Levou muitos meses de trabalho”, afirmou sobre a elaboração do texto. “É um projeto que deveria servir de exemplo. Nasceu muito polêmico”, reconheceu, completando: “Ainda com um Congresso majoritariamente conservador, nós não tivemos uma votação expressiva, nós tivemos uma votação unânime.”
Haddad prevê que o presidente Lula deve sancionar o texto até a próxima quarta-feira, dia 12. “Esta semana, acredito que na terça ou na quarta-feira esse projeto vai ser sancionado”, declarou.