Governador da Califórnia critica tarifa dos EUA sobre o Brasil durante visita para COP30
Em passagem pelo Brasil, Gavin Newsom classifica medida americana como 'insultante' e defende aproximação entre democracias
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou como "risível" e "insultante" o tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, medida inicialmente justificada pelo presidente americano, Donald Trump, em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“É profundamente danoso do ponto de vista geopolítico”, afirmou Newsom em entrevista a repórteres durante evento do Milken Institute, em São Paulo, antes de seguir para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém.
Newsom defendeu que os EUA deveriam estreitar laços com democracias como o Brasil, em vez de se afastar. “O presidente Xi está comemorando”, alertou, referindo-se ao líder chinês, Xi Jinping.
O governador também disse ainda não saber se encontrará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP30, mas garantiu estar em contato com membros do governo brasileiro para tratar do tema. O democrata recordou o memorando de entendimento firmado entre a Califórnia e o Brasil para fortalecer o combate às mudanças climáticas.