MERCADO FINANCEIRO

Warren Buffett anuncia despedida da Berkshire Hathaway: 'Estou me recolhendo ao silêncio'

Aos 95 anos, o 'Oráculo de Omaha' deixa o comando das comunicações da empresa e nomeia Greg Abel como sucessor

Publicado em 10/11/2025 às 16:50
Warren Buffett Reprodução / Instagram

Warren Buffett anunciou nesta segunda-feira, 10, por meio de uma carta aos acionistas da Berkshire Hathaway, que deixará de escrever o tradicional relatório anual e de participar das longas sessões de perguntas durante o encontro da companhia. “Como diriam os britânicos, estou ‘me recolhendo ao silêncio’”, declarou o empresário.

Segundo Buffett, Greg Abel assumirá o comando ao final deste ano. “É um grande gestor, um trabalhador incansável e um comunicador honesto. Desejem-lhe uma longa permanência”, destacou.

O investidor revelou ainda que converteu 1,8 mil ações da classe A em 2,7 milhões de papéis da classe B, destinados a doação para quatro fundações familiares, entre elas a Susan Thompson Buffett Foundation, que recebeu 1,5 milhão de ações.

Na carta, Buffett, de 95 anos, afirmou que continuará a se comunicar com os investidores apenas por meio de uma mensagem anual no Dia de Ação de Graças.

Ele também demonstrou confiança na estabilidade da empresa sob a liderança de Abel. “Não consigo pensar em nenhum CEO, consultor ou membro de governo que eu escolheria em vez de Greg para cuidar das suas economias e das minhas”, reforçou.

Reconhecido mundialmente como o investidor mais bem-sucedido do século XX, Buffett é conhecido como o ‘Oráculo de Omaha’, referência à cidade do Estado de Nebraska onde nasceu.