SEGURANÇA PÚBLICA

Castro inicia retirada de barricadas em comunidades do Rio e promete novas operações

Governador afirma que barreiras removidas não serão toleradas e anuncia ações contínuas contra tráfico e milícias na capital e região metropolitana

Publicado em 10/11/2025 às 17:38
Cláudio Castro (PL) Reprodução

O governador Cláudio Castro (PL) anunciou que uma das prioridades do governo do Rio de Janeiro, após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha contra o Comando Vermelho (CV), será a retirada de barricadas em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas e milícias em todo o Estado.

As ações para remoção das barreiras em vias públicas começaram nesta segunda-feira, 10. Equipes do 31º BPM (Recreio) realizaram operação para a retirada de barricadas em comunidades da zona sudoeste do Rio.

"A nossa próxima fase, que já posso adiantar, é um grande programa de retirada de barricadas. Onde a gente arrancar, se voltar, vai ter operação no dia seguinte. Eu vou acabar com essas porcarias de barricadas no Rio de Janeiro. Vou gastar o que tiver que gastar. Tem muita barricada, sobretudo na Baixada e na zona oeste", afirmou Castro, em entrevista ao podcast Inteligência Ilimitada.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, a operação ocorreu nas comunidades do César Maia, Coroado, Fontela, Muzema, Morro do Banco, Beco do 48 e Tijuquinha nesta segunda-feira, 10.

"A ação teve como principais objetivos coibir roubos nas regiões, prender criminosos e desobstruir vias. Quatro homens foram detidos, uma pistola, um simulacro de pistola, três granadas, um rádio comunicador, três veículos e drogas foram apreendidos. Além disso, oito toneladas de barricadas foram retiradas", informou a corporação.