Roda de conversa discute prevenção ao racismo em Maceió
Ação reúne 20 participantes no Centro POP 1; programação segue até quarta-feira em outras unidades
Uma roda de conversa sobre prevenção ao racismo foi realizada nesta segunda-feira (10) no Centro de Referência Especializado em Pessoas em Situação de Rua, o Centro POP 1, localizado no Centro de Maceió. O encontro reuniu cerca de 20 participantes e marcou o início de uma série de atividades voltadas à conscientização sobre o tema.
A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), integra a ação “Maceió Unida Contra o Racismo”. O objetivo é sensibilizar a população, por meio de ações educativas e rodas de conversa, para a importância da prevenção e do combate ao crime de racismo.
A coordenadora-geral dos Centros POPs, Fabi Canabarro, destacou a relevância do evento: “Hoje é um dia de aprendizado e reflexão, pois temos a honra de receber em nossas unidades a equipe da Semuc. Desta vez, com uma palestra sobre o letramento racial, sendo um convite à mudança, à escuta e ao compromisso com uma sociedade mais justa e humana”.
A programação segue nesta terça-feira (11), no Centro POP 2, no bairro do Poço, e será encerrada na quarta-feira (12), no Centro POP 3, localizado no Benedito Bentes.
Durante o encontro, foram distribuídas cartilhas educativas elaboradas como material de apoio e informação. “Explicamos o que é o racismo, a injúria racial e como esses crimes acontecem cotidianamente na nossa sociedade, promovendo uma formação antirracista para que todas as populações conheçam seus direitos e saibam que racismo é crime”, ressaltou Lucélia Silva, coordenadora de Promoção e Igualdade Racial da Semuc.