Trump afirma que governo dos EUA será reaberto em breve
Presidente também comenta sobre tarifas, relações com a Índia e sistema de saúde durante cerimônia na Casa Branca
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira, 10, que está confiante na rápida reabertura do governo federal. Segundo ele, o processo deverá acontecer "muito em breve e rapidamente".
Durante a cerimônia de posse do novo embaixador da Índia, Trump também abordou os subsídios relacionados à Lei de Assistência Médica Acessível (ACA, na sigla em inglês). O republicano defendeu: "Queremos um sistema de saúde onde pagamos diretamente às pessoas, não às empresas de saúde".
Em relação às tarifas comerciais, Trump afirmou que pretende reduzir as tarifas aplicadas à Índia "em algum momento", destacando que o país asiático está "parando de comprar petróleo russo". "Estamos fazendo um acordo com a Índia, diferente do que tivemos no passado. Estamos chegando perto", ressaltou o presidente americano, durante conversa com repórteres no Salão Oval.
Trump acrescentou que o governo está trabalhando para diminuir tarifas também com a Suíça e que tem buscado apoiar o sucesso da Síria. Mais cedo, o presidente sírio, Ahmed al-Shara, realizou sua primeira visita oficial à Casa Branca.
O presidente americano voltou a alertar que uma eventual decisão da Suprema Corte contrária às tarifas seria um desastre econômico e de segurança para o país. Ele ainda previu que, em breve, os Estados Unidos alcançarão uma inflação de 1,5%.