POLÍTICA E SEGURANÇA

'Presente de Natal a facções': Ministério da Justiça critica parecer de Derrite em PL antifacção

Secretário do Ministério da Justiça afirma que relatório do deputado Derrite enfraquece a Polícia Federal e favorece líderes de facções criminosas

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 19:33
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O Ministério da Justiça e Segurança Pública manifestou forte crítica ao parecer apresentado pelo deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) sobre o projeto de lei antifacção. O secretário Nacional de Assuntos Legislativos, Marivaldo Pereira, classificou o relatório como um "presente de Natal aos líderes de facções criminosas".

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, Pereira e outros integrantes do ministério demonstraram preocupação com a possibilidade de enfraquecimento da Polícia Federal, caso o texto de Derrite seja aprovado. Especialistas apontam que o projeto prevê a atuação da PF em investigações conjuntas com forças estaduais apenas mediante solicitação dos governadores locais.

"É um escândalo, uma verdadeira bomba para as investigações contra o crime organizado no país. Na prática, Derrite quer criar barreira à atuação da PF, condicionando sua atuação ao crivo de governadores estaduais de forma absolutamente inconstitucional. Ele está dando um presente de Natal aos líderes de facções criminosas", afirmou Marivaldo Pereira.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram