COP30

Ana Toni destaca envio de 111 NDCs e avanço do multilateralismo

Diretora-executiva da COP30 ressalta crescimento no número de metas climáticas apresentadas pelos países e reforça foco na implementação durante a conferência

Publicado em 10/11/2025 às 20:05
Ana Toni Edilson Rodrigues/Agência Senado

Até o momento, 111 metas climáticas nacionais (NDCs, na sigla em inglês) já foram entregues, conforme informou Ana Toni, diretora-executiva da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). “O número tem crescido diariamente”, afirmou durante coletiva realizada no fim da tarde desta segunda-feira (10).

Segundo Ana Toni, há poucas semanas, o total era de apenas 64 NDCs. “Esse crescimento indica que o multilateralismo e o Acordo de Paris estão funcionando e se fortalecendo”, avaliou.

A declaração ocorre em meio a preocupações iniciais com o baixo número de NDCs submetidos pelos países, o que poderia sinalizar menor engajamento internacional na COP30. Por isso, o aumento das entregas é visto de forma positiva pelos organizadores.

Entre os destaques do dia, Ana Toni citou o acordo sobre a agenda de ações, que permitiu o início das negociações no âmbito da COP30. “Esse é um jeito de acelerar as ações”, afirmou, lembrando que em edições anteriores o consenso sobre a pauta demorou mais a ser alcançado.

A executiva reforçou ainda que a principal diretriz da COP30 será a implementação. “Vamos incluir isso em todas as nossas premissas, porque é o nosso foco”, concluiu.