COP30 EM BELÉM

Temporal provoca alagamento e deixa ministra paquistanesa ilhada durante evento

Chuva intensa causa infiltração na zona azul da COP30 e complica saída de Maryam Nawaz, ministra-chefe do governo de Punjab

Publicado em 10/11/2025 às 20:27
Maryam Nawaz Reprodução / Instagram

O tradicional temporal vespertino de Belém (PA) foi ainda mais intenso nesta segunda-feira (10), acompanhado de raios e trovoadas. A força da chuva provocou infiltrações na chamada zona azul da COP30 e deixou Maryam Nawaz, ministra-chefe do governo de Punjab, no Paquistão, temporariamente ilhada enquanto tentava embarcar no carro da comitiva.

O momento foi registrado pelo Estadão, que flagrou a ministra aguardando sob forte chuva para conseguir deixar o pavilhão do evento. Parte de sua equipe ficou completamente encharcada devido ao aguaceiro.

Maryam Nawaz havia acabado de participar da inauguração do estande do Paquistão, onde apresentou o sistema de coleta de lixo com monitoramento em tempo real, que também recebe reclamações dos cidadãos de Punjab. O material de divulgação do programa, considerado o "maior do mundo" em gerenciamento de resíduos sólidos, exibe o rosto da ministra. Segundo o governo paquistanês, o sistema atende cerca de 130 milhões de pessoas.

Filha de Nawaz Sharif, que já foi primeiro-ministro do Paquistão por três mandatos, e sobrinha do atual premiê, Shehbaz Sharif, Maryam é apontada como possível sucessora do chefe de governo.

As chuvas intensas, conhecidas localmente como "toró", fazem parte do cotidiano amazônico, especialmente nesta época do ano. No Paquistão, fenômenos semelhantes ocorrem durante o período das monções.

No mesmo momento em que a ministra tentava deixar o local, a zona azul da COP30 registrava infiltração de água da chuva. De dentro da área de governo, sob responsabilidade da ONU, era possível ouvir intensas trovoadas.