DECISÃO JUDICIAL

STF determina suspensão de inquérito contra familiares de vítimas em operação no Rio

Ministro Alexandre de Moraes também ordena preservação de imagens das câmeras corporais e cobra relatórios do MP e da Defensoria Pública sobre ação policial nos complexos do Alemão e da Penha.

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 20:49
© AP Photo / Silvia Izquierdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (10) a suspensão do inquérito policial que investigava familiares de vítimas da operação realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, no final de outubro.

A investigação tinha como foco apurar a retirada de corpos da mata por membros da comunidade, após a saída das forças policiais ao término da ação. Na manhã seguinte, dezenas de corpos despidos foram alinhados em uma praça da região, em uma cena que ganhou repercussão internacional.

Na ocasião, o chefe da Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, classificou o episódio como "fraude processual" durante entrevista à imprensa. Segundo Curi, os corpos teriam sido manipulados, já que os suspeitos mortos na mata estariam, supostamente, vestidos com roupas camufladas e outros equipamentos de guerra.

Além de suspender a investigação contra os familiares, Moraes determinou que o governo do Rio de Janeiro preserve as imagens das câmeras corporais utilizadas pelos policiais durante a operação, bem como apresente a lista dos agentes que fizeram uso do equipamento.

O ministro também expediu pedidos ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e à Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ).

"Em relação ao Ministério Público fluminense (MP-RJ), o ministro determinou o envio de relatórios e cópias dos laudos realizados por sua perícia técnica independente, bem como de cópia do procedimento investigatório instaurado após a realização da operação. Já a Defensoria Pública estadual deve informar se está sendo garantido o acesso às provas e a todos os procedimentos necessários para o acompanhamento e a assistência às famílias dos mortos."