Senado dos EUA debate projeto para reabrir o governo
Proposta inclui pagamento retroativo e proteções a servidores federais; democratas condicionam apoio à extensão de créditos tributários
O Senado dos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira, 10, o debate sobre um projeto de lei que visa reabrir o governo federal, após um período de paralisação. A expectativa é que a proposta possa ser aprovada ainda no início da noite.
Os líderes da Comissão de Orçamento conduzem as discussões. A senadora republicana Susan Collins destacou que o projeto prevê o pagamento retroativo e garantias essenciais aos servidores federais. "Isso fará uma enorme diferença para esses funcionários federais que trabalharam tanto para servir o povo de nossa nação", afirmou Collins, que preside o comitê.
Já a senadora Patty Murray, principal representante democrata na comissão, ressaltou que a aprovação da medida não encerra a luta do partido pela ampliação dos créditos tributários, que tornam o seguro saúde mais acessível para milhões de americanos. Segundo Murray, os democratas condicionam o apoio ao projeto à extensão desses benefícios. "Eu e muitos de nós não temos a menor intenção de deixar os republicanos impunes", declarou.
Com informações da Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.