Abra e Sky firmam acordo para companhia chilena integrar grupo controlador da Gol
Operação aguarda aprovação regulatória e fortalece conectividade aérea na América Latina; Sky manterá marca, cultura e gestão própria durante o processo
O Grupo Abra, controlador da Gol e da Avianca, anunciou nesta segunda-feira (10) um acordo para a entrada da companhia aérea chilena Sky em seu conglomerado. As empresas já protocolaram a documentação junto às autoridades de concorrência, solicitando a aprovação regulatória necessária para a operação.
Segundo comunicado à imprensa, o objetivo do acordo é ampliar a conectividade aérea na América Latina. “A Sky é uma companhia com a qual compartilhamos o mesmo propósito: tornar o acesso ao transporte aéreo uma prioridade. A inclusão da empresa ao grupo permitirá continuar fortalecendo o mercado aéreo da região”, destacou Adrian Neuhauser, CEO do Grupo Abra.
Durante a fase de documentação definitiva e análise regulatória, as companhias manterão total independência. “As aéreas conservarão seus processos internos e externos, além de manter canais próprios de vendas e atendimento ao cliente, tal como operam atualmente”, reforçou o Grupo Abra.
Após a conclusão da transação, a propriedade da Sky será consolidada sob o Grupo Abra, e os atuais acionistas majoritários da companhia chilena passarão a deter participação no conglomerado. “A Sky manterá sua marca, cultura e equipe, com Holger Paulmann permanecendo como presidente do conselho administrativo”, informou o grupo.
Atualmente, o Grupo Abra é composto pelas operações da Avianca e da Gol, além de deter participação estratégica na Wamos Air. O conglomerado atende 140 destinos em mais de 25 países, possui uma frota de 300 aeronaves, cerca de 30 mil colaboradores e transporta mais de 70 milhões de passageiros por ano.