Ex-presidente Sarkozy deixa prisão em Paris após obter liberdade condicional
Tribunal de apelações concede liberdade condicional ao ex-presidente francês, que cumpria pena por esquema de financiamento ilegal de campanha
Nicolas Sarkozy foi libertado da prisão nesta segunda-feira, 10, após o tribunal de apelações de Paris conceder ao ex-presidente francês liberdade condicional sob supervisão judicial. A decisão ocorre menos de três semanas depois do início do cumprimento de uma pena de cinco anos por conspiração criminosa em um esquema de financiamento ilícito de sua campanha eleitoral de 2007 com recursos da Líbia.
Sarkozy, de 70 anos, deixou a prisão de La Santé em um carro e, em seguida, entrou rapidamente em sua residência na zona oeste de Paris. A cena discreta contrastou com sua prisão, ocorrida 20 dias antes, quando caminhou de mãos dadas com sua esposa, a ex-supermodelo Carla Bruni-Sarkozy, por um beco próximo à sua casa, acenando para apoiadores.
O ex-presidente, que nega qualquer irregularidade, está proibido de deixar o território francês e de manter contato com determinadas pessoas, incluindo réus e testemunhas do caso, conforme informou o tribunal.
O julgamento do recurso deverá ocorrer posteriormente, possivelmente na primavera.
Com informações da Associated Press.