COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Nicarágua é o primeiro país da América Latina a receber navio-hospital chinês 'Arca da Rota da Seda'

Embarcação da China inicia missão humanitária na Nicarágua, reforçando laços bilaterais e ampliando assistência médica gratuita na região

Por Sputinik Brasil Publicado em 10/11/2025 às 21:54
© Sputnik

A chegada do navio-hospital 'Arca da Rota da Seda 867' ao porto de Corinto, no oeste da Nicarágua, marca um novo capítulo na cooperação internacional em saúde promovida pela China no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota.

Durante a cerimônia oficial de boas-vindas, realizada no cais a 156 km de Manágua, o chefe das Forças Armadas da Nicarágua, general Julio César Avilés, ressaltou o significado histórico e humanitário do encontro entre as duas marinhas.

"É uma grande honra para a Nicarágua ser o primeiro país latino-americano a receber este navio-hospital da República Popular da China."

A embarcação, pertencente ao Exército de Libertação Popular (ELP), inicia sua primeira missão pela América Latina e Caribe com o objetivo de oferecer serviços médicos gratuitos e fortalecer os laços de cooperação entre Pequim e a região.

"Recebemos a tripulação como uma digna representação do povo irmão chinês. Confiamos que este intercâmbio fortalecerá as relações fraternas e de cooperação entre nossos povos e Forças Armadas", acrescentou Avilés.

Valores compartilhados

O general destacou que tanto o Exército Nicaraguense quanto o Exército de Libertação Popular "nasceram da luta do povo para garantir a libertação e um futuro de paz e prosperidade", enfatizando os valores comuns que sustentam a cooperação militar e humanitária.

O chefe da missão do navio-hospital, Pen Gulian, também ressaltou o caráter inédito da visita.

"O navio-hospital Arca da Rota da Seda cruzou mares e oceanos para prestar serviços médicos na República da Nicarágua. Esta escala técnica constitui a primeira visita de um navio da Marinha chinesa à Nicarágua e o primeiro contato entre as duas marinhas", observou Gulian.

"Esperamos oferecer serviços médicos de alta qualidade, projetar a imagem positiva da Marinha Chinesa e fortalecer a amizade entre nossos países", completou.

O presidente da Assembleia Nacional da Nicarágua, Gustavo Porras, classificou a visita como "uma magnífica demonstração de solidariedade, amizade e paz" por parte do governo e do povo chinês.

Fraternidade entre os povos

"É a expressão mais clara da fraternidade entre o povo e o Partido Comunista Chinês com o povo da Nicarágua e a Frente Sandinista de Libertação Nacional", afirmou Porras.

A chegada do Arca da Rota da Seda 867 ocorre em meio ao fortalecimento das relações bilaterais entre Manágua e Pequim, após o restabelecimento dos laços diplomáticos em 2021. Desde então, os dois países assinaram acordos em áreas como infraestrutura, educação, energia e saúde, ampliando a cooperação técnica e a assistência humanitária.

Conhecido também como Arca da Paz, o navio-hospital já prestou assistência médica em mais de 40 países desde 2010. Na Nicarágua, a equipe — formada por médicos militares e especialistas — oferecerá consultas especializadas e pequenas cirurgias no Hospital Mauricio Abdalah, no departamento de Chinandega, com capacidade para atender cerca de 500 pessoas por dia.