Bolsas europeias sobem com expectativa de fim do shutdown nos EUA e anúncios corporativos
Mercados mantêm viés positivo diante da possível resolução da paralisação do governo americano e após divulgações de resultados e aquisições relevantes
São Paulo, 12/11/2025 – As bolsas europeias registram alta na manhã desta quarta-feira, dando continuidade ao movimento positivo observado ao longo da semana. O otimismo é impulsionado pela expectativa de que a paralisação do governo dos Estados Unidos seja encerrada em breve, além de anúncios corporativos relevantes.
Por volta das 6h20 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 0,54%, atingindo 583,28 pontos.
Investidores na Europa e em outros mercados aguardam a votação na Câmara dos EUA para pôr fim ao shutdown do governo Trump, que represou a divulgação de dados econômicos essenciais para as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed). Na noite de segunda-feira (10), o Senado americano aprovou um projeto para encerrar a paralisação, que já dura mais de 40 dias, tornando-se a mais longa da história do país.
Entre os destaques corporativos, as ações do ABN Amro avançavam 4,1% em Amsterdã, após o banco holandês anunciar a aquisição do NIBC Bank, controlado pela Blackstone, por cerca de 960 milhões de euros. Já a SSE disparava 11,7% em Londres, impulsionada pela divulgação de planos para investir 33 bilhões de libras até 2030.
No cenário macroeconômico, foi confirmado nesta manhã que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha desacelerou levemente, passando de 2,4% em setembro para 2,3% em outubro.
Às 6h36 (de Brasília), a Bolsa de Paris apresentava alta de 0,82%, enquanto Frankfurt subia 1,18%. Londres recuava 0,04%. Já Milão, Madri e Lisboa registravam ganhos de 0,97%, 1,15% e 0,76%, respectivamente.
Contato: [email protected]
*Com informações da Dow Jones Newswires