Volume de serviços cresce 0,6% em setembro, aponta IBGE
Setor mantém trajetória de alta, com avanço de 4,1% em relação a setembro do ano anterior e crescimento acumulado de 2,8% em 2024
O volume de serviços prestados no Brasil apresentou alta de 0,6% em setembro em relação a agosto, considerando a série com ajuste sazonal, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgados nesta quarta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com setembro de 2023, o setor registrou avanço de 4,1%, já descontados os efeitos da inflação.
No acumulado do ano, o crescimento chega a 2,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no acumulado em 12 meses, o setor mantém alta de 3,1%, mesmo patamar registrado até agosto.
A receita bruta nominal do setor de serviços também subiu 0,6% em setembro frente a agosto. Em relação a setembro de 2023, o avanço nominal foi de 8,4%.
Desempenho por atividades
De acordo com o IBGE, três das cinco atividades pesquisadas apresentaram crescimento entre agosto e setembro.
Os serviços prestados às famílias recuaram 0,5%, enquanto o segmento de informação e comunicação avançou 1,2%.
Já os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram queda de 0,6%, ao passo que os transportes registraram alta de 1,2%. O grupo de outros serviços cresceu 1,6% no período.
Na comparação anual, quatro das cinco atividades pesquisadas apresentaram desempenho positivo em setembro de 2024.
Os serviços prestados às famílias caíram 0,4%, enquanto informação e comunicação avançaram 4,9%.
Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 2,3%, e o setor de transportes teve alta expressiva de 6,1%. Outros serviços também apresentaram avanço, de 3,0% em relação a setembro do ano passado.