OPERAÇÃO POLICIAL

Mulher é presa com 30 pistolas destinadas ao Comando Vermelho no Complexo do Alemão

Arsenal seguia de São Paulo para o Rio e foi interceptado em ônibus de turismo durante ação da Polícia Civil; armas estavam escondidas em almofadas

Publicado em 12/11/2025 às 10:31
Ascom PCAL

Uma mulher foi presa na manhã desta quarta-feira, 12, transportando 30 pistolas semiautomáticas que, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, seriam entregues ao Comando Vermelho no Complexo do Alemão, zona norte da capital fluminense.

Agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram a prisão em flagrante e apreenderam o arsenal, que estava sendo levado de São Paulo para o Rio de Janeiro. A ação integra a "Operação Contenção", focada em combater a expansão territorial da facção criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, os investigadores monitoravam há semanas possíveis rotas de envio de armas ao Rio. As diligências indicaram um carregamento partindo do bairro do Brás, em São Paulo, com destino à capital. Nesta quarta-feira, as equipes interceptaram um ônibus de turismo no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, Sul Fluminense.

Durante a revista no ônibus, foram encontradas três caixas de papelão contendo seis almofadas. O peso excessivo dos objetos chamou a atenção dos policiais, que, ao abrir as almofadas, localizaram 30 pistolas semiautomáticas de diferentes marcas e calibres, além de 63 carregadores, todos embalados e ocultos no interior das almofadas.

Segundo a Polícia Civil, a quantidade expressiva de armas evidencia a sofisticação logística e o alto poder ofensivo das quadrilhas envolvidas com o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

As investigações preliminares apontam que a mulher presa teria sido contratada por uma intermediária para transportar o material bélico até o Rio, onde um motorista de aplicativo faria o recolhimento das caixas e as entregaria no Complexo do Alemão, área de forte atuação do Comando Vermelho.