Obras da nova orla do Porto de Maceió entram na reta final
Com mais de 75% do projeto concluído em 1,5 km de extensão, empreendimento se consolida como novo cartão-postal da capital alagoana
As obras da primeira etapa de requalificação da Orla do Porto de Maceió avançam para a fase final de acabamento. Nesta terça-feira (11), o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, realizou uma vistoria no local, acompanhando de perto o andamento dos trabalhos.
Com mais de 75% do projeto já executado ao longo de 1,5 km, a obra mobiliza diariamente mais de 90 trabalhadores para transformar a região em mais um cartão-postal da capital alagoana.
O calçadão, que contará com pista de cooper e ciclovia, está em fase de conclusão. Quatro mirantes para contemplação do mar já foram entregues, assim como a instalação de postes de iluminação com lâmpadas de LED ao longo de todo o percurso. O projeto prevê ainda a implantação de uma estrutura de convivência moderna e confortável, que está prestes a ser finalizada.
“Aqui temos a união da natureza com mais uma obra de muita qualidade que estamos fazendo, para que as pessoas possam desfrutar com atividades físicas, contemplação e convivência social, inclusive com passeios noturnos”, afirmou Rodrigo Cunha.
O Passeio do Porto recebe um investimento de R$ 8,5 milhões, provenientes de recursos próprios do Município. O projeto inclui ainda playground, duas praças e uma academia do povo.
Além de impulsionar o turismo, a nova orla marítima contribuirá para a valorização da região portuária — área histórica que simboliza um marco no desenvolvimento econômico de Maceió.
A obra do calçadão à beira-mar conecta os bairros de Jaraguá e Pajuçara. Antes, o trecho onde está sendo construído o Passeio do Porto era fechado, impedindo o deslocamento entre os dois bairros pelo lado da praia.
A segunda etapa do projeto prevê a construção de uma contenção marítima em uma área de cerca de 200 metros, próxima ao Porto de Jaraguá, além da instalação de guarda-corpo em toda a extensão da obra, garantindo mais segurança aos usuários.