Gestora ressalta papel humano e apoio institucional no comando de escola pública
No Dia do Diretor Escolar, Maria de Jesus Leal destaca a importância do trabalho coletivo e do suporte da Prefeitura de Maceió e da Semed para fortalecer a educação municipal
“Ser diretora é mais do que coordenar uma escola, é cuidar de pessoas. É estar presente, acolher, ouvir, orientar e, ao mesmo tempo, aprender junto. A escola é viva, é movimento, é afeto. É aqui que vemos sonhos nascerem e histórias se transformarem”, reflete Maria de Jesus Leal, diretora da Escola Higino Belo, nesta quarta-feira (12), data em que se comemora o Dia do Diretor Escolar.
Com mais de 23 anos dedicados à rede pública municipal, dos quais 20 foram à frente da gestão escolar, Maria de Jesus já atuou em diferentes unidades e acumula experiências que reforçam o papel transformador do gestor educacional.
Suas palavras traduzem o sentimento de reconhecimento e gratidão que marca a data, enaltecendo o gestor como agente fundamental para tornar a escola um espaço de aprendizado, acolhimento e transformação social.
Com afeto, união e cumplicidade, a diretora destaca o orgulho de exercer uma função que vai além da administração e reforça o compromisso coletivo:
“A nossa escola é construída por muitas mãos. Pelos alunos, que são a razão de tudo; pelos professores e equipe, que trabalham com dedicação, compromisso e amor; pelos pais e responsáveis, que caminham conosco, confiando e participando da vida escolar”, afirma.
Para Maria de Jesus, quando todos compartilham o mesmo propósito, o ambiente escolar se torna mais leve, acolhedor e produtivo.
“Ser diretora me traz orgulho e alegria. Todos os dias, chego sabendo que posso fazer diferença na vida de alguém, e isso é o que me move”.
A gestora também ressalta a importância do apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para garantir um trabalho sério e comprometido nas escolas.
“Tenho muita gratidão ao prefeito JHC e ao secretário Luiz Rogério pelo apoio e pelos investimentos na educação. Esse suporte é essencial para que o nosso trabalho aconteça de forma responsável e valorizando o capital humano”, destaca.
Valorização e fortalecimento da gestão
Por meio de ações de formação e fortalecimento da gestão, a Semed tem buscado garantir que cada escola da rede funcione de maneira democrática, eficiente e centrada no desenvolvimento dos estudantes.
De acordo com a subsecretária de Educação, Tânia Almeida, a gestão municipal reforça o compromisso com a valorização dos diretores escolares, reconhecendo o papel essencial desses profissionais na construção de uma educação pública de qualidade.
Segundo Tânia, o trabalho junto aos diretores é constante e voltado ao fortalecimento da gestão escolar.
“Temos oferecido cursos de formação, como os realizados pela Fundepes, com profissionais da Universidade Federal. O curso atual é uma formação específica em gestão e será concluído no final de novembro. Ele é um requisito para a eleição de diretores dentro da nossa política de gestão democrática”, explica.
Para a subsecretária, a escola só cresce quando conta com uma gestão fortalecida: “O diretor é o elo dentro da escola, articula as ações, intervém nos processos e garante que o trabalho pedagógico e administrativo caminhem juntos. Por isso, todas as ações da Semed visam apoiar e valorizar esse papel tão importante”, finaliza.
