Líderes do Comando Vermelho serão transferidos para presídios federais nesta quarta, diz Castro
Sete líderes da facção, já condenados, deixam o Rio após autorização judicial; medida faz parte de ação para enfraquecer o crime organizado, segundo o governo estadual.
Sete líderes do Comando Vermelho (CV) que cumprem pena no Rio de Janeiro serão transferidos nesta quarta-feira (12) para presídios federais, conforme anúncio do governador Cláudio Castro (PL). "Essa é mais uma etapa do trabalho que estamos fazendo para enfraquecer as facções, cortar suas conexões e devolver tranquilidade à população fluminense. A segurança pública não é um problema local, é um desafio nacional que exige cooperação, inteligência e coragem", afirmou Castro em publicação na rede X.
De acordo com o governador, a liberação das vagas no Sistema Penitenciário Federal só foi possível após tratativas com o Ministério da Justiça. Após embates com o governo federal e críticas sobre a falta de apoio da União no combate ao crime organizado, Castro busca reafirmar o protagonismo do governo estadual nas ações de segurança, especialmente desde a Operação Contenção. "O Rio de Janeiro segue fazendo sua parte, sem recuar", declarou.
Castro se reuniu com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, no último dia 29, quando anunciaram uma parceria entre o governo federal e o estado para o enfrentamento ao crime organizado. O Ministério da Justiça tem reiterado o apoio contínuo às forças de segurança fluminenses.
A transferência dos detentos foi autorizada pelo juiz titular da Vara de Execuções Penais (VEP), Rafael Estrela Nóbrega. Os líderes do CV já haviam sido condenados por tráfico de drogas e estavam presos antes da Operação Contenção, que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. A medida atende a solicitação do governo estadual. Todos os mencionados, com exceção de Riam Mota, já estavam detidos antes da operação. O destino dos presos não foi divulgado por questões de segurança.
Quem são os líderes do CV que serão transferidos?
- Arnaldo da Silva Dias (“Naldinho”): condenado a 81 anos, quatro meses e 20 dias de prisão;
- Carlos Vinicius Lírio da Silva (“Cabeça do Sabão”): condenado a 60 anos, quatro meses e quatro dias de prisão;
- Eliezer Miranda Joaquim (“Criam”): condenado a 100 anos, dez meses e 20 dias de prisão;
- Fabrício de Melo Jesus (“Bicinho”): condenado a 65 anos, oito meses e 26 dias de prisão;
- Marco Antônio Pereira Firmino da Silva (“My Thor”): condenado a 35 anos, cinco meses e 26 dias de prisão;
- Alexander de Jesus Carlos (“Choque”): condenado a 34 anos e seis meses de prisão;
- Roberto de Souza Brito (“Irmão Metralha”): condenado a 50 anos, dois meses e 20 dias de prisão.