CÚPULA DOS POVOS

Cacique Raoni diz ter pedido a Lula e Macron que impeçam exploração de petróleo na Amazônia

Líder Kayapó critica projetos como a perfuração de petróleo e o Ferrogrão durante evento paralelo à COP30 e reforça defesa dos povos indígenas e da floresta

Por Sputnik Brasil Publicado em 12/11/2025 às 15:26
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Cacique Raoni Metuktire, de 93 anos, cobrou a proteção da Amazônia e criticou projetos de exploração na região durante a abertura da Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP30.

Em discurso realizado na embarcação Caravana da Resposta, diante de centenas de indígenas e ativistas, o líder Kayapó revelou ter conversado com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron sobre a necessidade de preservar o território.

“Falei com Lula e Macron para não perfurar petróleo aqui, nem permitir o Ferrogrão”, afirmou Raoni, acrescentando: “Se precisar, puxo a orelha do presidente Lula”.

Reconhecido como uma das vozes mais influentes na defesa dos povos originários e das florestas, Raoni pertence ao povo Kayapó, do Mato Grosso, uma das etnias mais afetadas pela expansão da produção de soja sobre as aldeias.

A manifestação do cacique ocorre em meio à polêmica sobre a autorização do Ibama para que a Petrobras explore petróleo na Margem Equatorial, faixa costeira entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. Ambientalistas alertam para o risco de danos à biodiversidade em caso de vazamento.