TECNOLOGIA & NEGÓCIOS

iFood adquire Advolve, startup de IA para anúncios digitais

Compra reforça atuação do iFood no mercado de publicidade, ampliando uso de inteligência artificial para personalização e distribuição de campanhas

Publicado em 12/11/2025 às 16:13
Ifood Marcello Casal/Agência Brasil

O iFood anunciou a aquisição da Advolve, startup brasileira especializada em inteligência artificial aplicada ao marketing digital. Com a compra, a empresa de delivery fortalece sua atuação no segmento de anúncios, embora o valor da transação não tenha sido divulgado.

A Advolve é reconhecida pela capacidade de gerar, analisar, refazer e redistribuir peças de marketing digital de forma automatizada. Mesmo após a aquisição de 100% da operação, a marca seguirá atuando de forma independente.

Os fundadores João Sobreira, João Paulo Martins e Djary Veiga, assim como toda a equipe da Advolve, permanecem na empresa.

Segundo Thiago Viana, sócio e diretor de inovação e parcerias do iFood, a companhia costuma testar soluções internamente antes de partir para aquisições. “A gente testa dentro de casa, aprende e acha caminhos. Até o momento que, para acelerar esta nova frente, a gente tende a buscar parceiros estratégicos”, explica.

No caso da Advolve, um diferencial foi o fato de a startup já ter sido validada pelo braço de venture capital da Prosus, controladora do iFood. Em fevereiro, a Prosus investiu US$ 5 milhões na Advolve, tornando-se acionista minoritária.

Vantagem competitiva

O iFood destaca que possui uma vantagem competitiva na venda de anúncios, por não ter estoque próprio. “Somos agnósticos em relação ao parceiro”, afirma Viana. Isso permite que indústrias de alimentos, bebidas e saúde anunciem na plataforma sem privilegiar um varejista específico.

Com a integração ao ecossistema do iFood, a Advolve terá acesso a mais dados de comportamento dos usuários, o que deve potencializar a personalização dos anúncios, segundo João Sobreira, sócio da startup.

Criada em 2021, a área de anúncios do iFood já oferece espaço publicitário para cerca de 60 milhões de usuários em momentos de alta intenção de compra. De acordo com Sam James, vice-presidente da vertical, mais de 230 empresas já anunciaram no iFood Ads, incluindo restaurantes, supermercados, farmácias e pet shops.

A Advolve, fundada no fim de 2023, teve o iFood como um dos primeiros e principais clientes. A startup desenvolveu uma arquitetura de inteligência artificial capaz de executar testes simultâneos de campanhas e alocar investimentos conforme o desempenho. A ferramenta ajusta automaticamente elementos criativos, como textos, imagens e vídeos, para diferentes canais e formatos de anúncio.

O avanço do iFood em inteligência artificial foi intensificado recentemente com o desenvolvimento de um modelo próprio, que cruza dados com maior precisão e detalhamento em diversas frentes da plataforma. A expectativa é que a inteligência artificial contribua com até 30% do lucro operacional (Ebtida) do grupo.