Mudanças climáticas são desafio e Banco Central avalia impactos na economia, afirma Isabela Maia
Head de sustentabilidade do BC destaca importância da gestão de riscos ambientais e transparência para garantir estabilidade financeira
Isabela Maia, head de sustentabilidade do Banco Central, afirmou que as mudanças climáticas representam um grande desafio global e ressaltou o compromisso da instituição em monitorar os impactos desse cenário na economia, especialmente em sua missão de controlar a inflação e assegurar a estabilidade do sistema financeiro.
Segundo Isabela, há um forte engajamento dos bancos centrais em todo o mundo na construção de um sistema financeiro sustentável. "Temos buscado avançar nesse sentido, priorizando a gestão de risco", destacou.
A gestora do BC enfatizou ainda a necessidade de garantir que as instituições financeiras sejam capazes de identificar e mensurar os riscos ambientais, preservando assim a segurança do sistema financeiro. Para ela, reduzir a assimetria de informações é fundamental. "Trabalhamos para que as instituições publiquem os riscos de forma regrada e comparável", afirmou.
Por fim, Isabela ressaltou que o Banco Central lidera pelo exemplo. Segundo ela, a instituição tem atuado de forma consistente na agenda de sustentabilidade. "As questões ambientais são uma preocupação antiga; desde 2008, e, a partir de 2020, tornaram-se prioridade", concluiu.