POLÍTICA

Senado aprova recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República por 45 votos a 26

Indicado por Lula, Gonet permanece à frente da PGR até 2027 após votação secreta no plenário

Por Sputinik Brasil Publicado em 12/11/2025 às 18:31
© Foto / Leobark Rodrigues / Secom / MPF

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (12), por 45 votos a 26, a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para mais um mandato de dois anos.

A decisão ocorreu após o nome de Gonet ser aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no mesmo dia. Para a recondução, eram necessários ao menos 41 votos favoráveis em votação secreta no plenário.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Gonet continuará à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) até 2027, dando sequência ao trabalho iniciado em seu primeiro mandato.

Entre as principais atuações de Gonet nos últimos meses está a condução das denúncias contra os réus da tentativa de golpe de Estado, julgada pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante a sabatina no Senado, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), questionou Gonet sobre sua atuação ao acusar Jair Bolsonaro de liderar a suposta trama golpista. Flávio indagou se o procurador-geral não teria "nenhuma vergonha" por, supostamente, agir em conluio com o STF.

De forma serena, Gonet respondeu que conduz seu trabalho com "esmero técnico-jurídico" e ressaltou que a PGR não apresenta "denúncias precipitadas".