COP30 | NEGOCIAÇÕES CLIMÁTICAS

Itens sem consenso na COP30 terão nova rodada de discussões no sábado, afirma André Corrêa do Lago

Apesar de avanços e diálogo construtivo entre delegações, pontos como financiamento climático e metas nacionais seguem sem acordo e voltam à pauta neste sábado

Publicado em 12/11/2025 às 20:07
O presidente da COP 30, André Corrêa do Lago Renato Araujo/Câmara dos Deputados

O presidente da Cúpula das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30), André Corrêa do Lago, informou nesta quarta-feira, 12, que as negociações sobre os itens ainda sem consenso na agenda da conferência precisarão ser retomadas no sábado, mesmo diante de um "diálogo aberto e construtivo" entre as partes.

"As partes têm discutido de forma tão aberta e construtiva sobre os quatro temas que colocamos sob a coordenação da presidência, que decidiram continuar essas discussões. Por isso, teremos no sábado outra plenária, na qual vamos apresentar um relatório sobre o progresso alcançado", destacou Lago em coletiva de imprensa.

Os tópicos em debate — financiamento climático, medidas unilaterais de comércio, metas climáticas dos países (NDCs, na sigla em inglês) e relatórios de transparência (BTRs) — estão sendo tratados em consultas diretas com a presidência da COP. A expectativa era de que uma definição fosse anunciada nesta quarta-feira, mas a decisão foi adiada para sábado.

"O espírito de mutirão envolveu muito os negociadores, e preciso agradecer publicamente o extraordinário espírito construtivo que todas as delegações demonstraram durante as discussões. Espero que possamos continuar nesse caminho e, no sábado, apresentar soluções significativas propostas pelas partes para superar essas questões", concluiu Lago.