Ucrânia: ministros da Justiça e Energia renunciam após escândalo de corrupção
Demissões ocorrem em meio a investigações sobre desvio de verbas na estatal de energia nuclear e intensificação dos ataques russos à infraestrutura do país
Em meio à intensificação dos ataques russos à infraestrutura energética ucraniana, que têm provocado apagões em diversas regiões às vésperas do inverno, um escândalo de corrupção envolvendo a empresa estatal de energia nuclear levou à renúncia dos ministros da Justiça e da Energia da Ucrânia.
O caso, que envolve suspeitas de desvio de verbas e subornos, colocou altos funcionários do governo sob forte escrutínio e representa uma das crises governamentais mais graves desde o início da invasão em grande escala pela Rússia.
Diante da repercussão pública, o presidente Volodymyr Zelensky solicitou a saída dos ministros Herman Halushchenko (Justiça) e Svitlana Grynchuk (Energia), ambos investigados no escândalo. A primeira-ministra, Yuliia Svyrydenkoles, confirmou que as cartas de renúncia já foram apresentadas.
"Entre outras coisas, trata-se de uma questão de confiança", declarou Zelensky em vídeo divulgado em seu canal no Telegram.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.