SAÚDE E DESASTRES

Após tornados, número de internados no Paraná cresce pelo segundo dia seguido

Secretaria de Saúde do Estado registra aumento de hospitalizações após destruição causada por tornados em Rio Bonito do Iguaçu; novos casos estão ligados à reconstrução e complicações de saúde

Publicado em 12/11/2025 às 20:53
Reprodução / Agência Brasil

O número de pessoas internadas na região de Rio Bonito do Iguaçu (PR), cidade fortemente atingida pela passagem de tornados no Sul do País, voltou a aumentar pelo segundo dia consecutivo, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná. De acordo com o boletim mais recente, divulgado na noite desta quarta-feira, 12, são 26 pessoas hospitalizadas em decorrência do desastre.

Na manhã de terça-feira, 11, havia 20 hospitalizados, sendo dois em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). À noite, o número subiu para 23, com cinco pacientes em UTIs.

Segundo a Sesa, o acréscimo foi registrado em Laranjeiras do Sul (PR) devido ao atendimento de pessoas com infecções em suturas e novos ferimentos, muitos ocorridos durante o processo de reconstrução das residências.

Na tarde desta quarta-feira, o total de internados chegou a 26, dos quais três estão em UTIs. Os pacientes estão distribuídos entre hospitais de Guarapuava, Cascavel e Laranjeiras do Sul. Ainda conforme a secretaria, os novos casos envolvem desidratação, pneumonia e fraturas, também relacionadas ao trabalho de reconstrução.

Mais de 800 pessoas ficaram feridas após a passagem de três tornados pela região Sul do País na última sexta-feira, 7. Sete pessoas morreram no Paraná e uma no Rio Grande do Sul.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou ao Estadão que parte dos internados passou por cirurgias extensas devido a fraturas em ossos longos, o que exige cuidados hospitalares mais prolongados.

Somente o Paraná foi atingido por três tornados na última sexta-feira. Um deles destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos de até 330 km/h. Outros dois tornados foram registrados em Guarapuava e Turvo, conforme confirmação do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Estado (Simepar) na segunda-feira, 10.

Os tornados resultaram da passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, criando um ambiente instável, com descargas elétricas, granizo e ventos intensos na região.

Novo alerta de temporais

A Defesa Civil do Paraná emitiu nesta quarta-feira um alerta para a possibilidade de pancadas de chuva, trovões e temporais isolados em grande parte do Estado durante a tarde. Há risco moderado de tempestades localizadas e chuvas intensas em períodos curtos, além de rajadas de vento e queda de granizo.

Segundo o Simepar, um sistema de baixa pressão se formou entre o norte da Argentina e o Paraguai, enquanto um sistema frontal avança sobre o Oceano Atlântico, no sul do Brasil.

O órgão também informou que chove no Oeste e Sudeste do Estado, e a instabilidade se aproxima de Rio Bonito do Iguaçu. Nessa região, porém, a chuva deve ser de intensidade fraca a moderada, sem previsão de rajadas de vento.