CÚPULA DO G7

Entre o otimismo e a cautela: como deve ser visto o breve encontro entre Vieira e Rubio?

Reunião de cinco minutos durante o G7 sinaliza possibilidades, mas especialistas destacam que avanços nas negociações entre Brasil e EUA ainda exigem prudência.

Por Sputinik Brasil Publicado em 12/11/2025 às 21:22
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O breve encontro de apenas cinco minutos entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o senador norte-americano Marco Rubio, realizado nesta quarta-feira (12) durante a Cúpula do G7 em Niágara, Canadá, trouxe um novo fôlego às discussões sobre o fim das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Apesar da curta duração, o encontro sinaliza uma disposição para ajustes e possíveis avanços nas tratativas de um acordo mais sólido, segundo avaliação da economista Ana Caroline Sampaio à Sputnik Brasil. "Isso já é um sinal positivo, considerando a perspectiva de construção de um novo acordo, iniciado a partir da reunião entre os dois presidentes no último mês", destacou.

Por outro lado, a professora Denilde Oliveira Holzhacker avalia que o encontro reflete uma tendência de postergação, por parte dos Estados Unidos, nas negociações bilaterais com o Brasil. Ela ressalta que a declaração do presidente Donald Trump à Fox News, na terça-feira (11), sobre a intenção de reduzir tarifas do café e outros produtos que impactam o custo de vida dos norte-americanos, representa uma decisão unilateral.

Para Holzhacker, a mudança de postura do governo americano pode trazer benefícios ao Brasil em certa medida, mas é preciso cautela, já que os pontos mais complexos das negociações ainda não avançaram significativamente.