SANÇÕES INTERNACIONAIS

EUA sancionam empresas por produção de mísseis e veículos aéreos do Irã

Departamento do Tesouro americano impõe restrições a 32 pessoas e empresas de sete países por apoio aos programas bélicos iranianos

Publicado em 12/11/2025 às 22:34
Reprodução

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções contra 32 pessoas e empresas sediadas no Irã, Emirados Árabes Unidos, Turquia, China, Hong Kong, Índia, Alemanha e Ucrânia. Segundo o órgão, as medidas visam punir entidades que "apoiam a produção de mísseis balísticos e veículos não tripulados do Irã".

De acordo com o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, John Hurley, o Irã utiliza sistemas financeiros globais para lavar dinheiro, adquirir componentes para seus programas de armas nucleares e convencionais, além de apoiar grupos considerados terroristas. "Em todo o mundo, o Irã explora sistemas financeiros para lavar fundos, adquirir componentes para seus programas de armas nucleares e convencionais e apoiar seus representantes terroristas", declarou Hurley nesta terça-feira.

O comunicado do Departamento do Tesouro destaca que a ação segue diretrizes do então presidente Donald Trump, que buscava exercer "pressão máxima sobre o Irã para que ponha fim à sua ameaça nuclear". O governo norte-americano também reforçou o apelo para que "a comunidade internacional implemente integralmente as sanções da ONU contra o Irã, cortando seu acesso ao sistema financeiro global".

A decisão foi tomada em consonância com o Memorando Presidencial de Segurança Nacional 2 (NSPM-2), que orienta a restrição aos programas de mísseis balísticos iranianos, combate ao desenvolvimento de outras armas e impede que a Guarda Revolucionária Islâmica acesse ativos e recursos que sustentem suas atividades.

Entre as entidades sancionadas estão a MVM Partnership, braço de importação da Organização das Indústrias de Defesa do Irã, a Parchin Chemical Industries e a empresa chinesa Chlorate Tech Co Limited.