Rubio defende que Trump só se reúna com Putin se houver chance real de paz
Secretário de Estado dos EUA condiciona novo encontro entre Trump e Putin a avanços concretos para encerrar o conflito no Leste Europeu
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta terça-feira que o presidente americano, Donald Trump, só deve concordar com um novo encontro com o líder russo, Vladimir Putin, caso exista uma chance real de encerrar o conflito no Leste Europeu. A declaração foi dada a repórteres após a reunião dos ministros das Relações Exteriores do G7, realizada no Canadá.
"Houve concordância de ambos os lados de que, na próxima vez em que os presidentes se encontrarem, precisa haver um resultado concreto — precisamos saber de antemão que temos uma chance real de obter algo positivo", destacou Rubio.
O secretário de Estado também afirmou que parte da estratégia de Moscou na guerra é "minar a moral e a vontade de lutar dentro" da Ucrânia. Por esse motivo, segundo ele, os Estados Unidos têm mantido discussões com Kiev sobre o fornecimento de armas de defesa.