Câmara dos EUA aprova projeto de lei para financiar governo e encerrar shutdown
Após 43 dias de paralisação, deputados aprovam pacote que garante pagamento retroativo e reintegração de servidores; texto segue para sanção de Trump
A Câmara dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (12), o projeto de lei que garante o financiamento do governo federal, encerrando o shutdown que já durava 43 dias — o mais longo da história do país. A votação terminou com 222 votos favoráveis e 209 contrários.
O pacote, já aprovado anteriormente pelo Senado, assegura o pagamento retroativo aos servidores e determina a reintegração dos funcionários demitidos desde 1º de outubro, além de protegê-los de novas dispensas até janeiro.
Em coletiva realizada na tarde desta quarta, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente dos EUA, Donald Trump, pretendia assinar ainda hoje o projeto de lei para viabilizar a retomada das atividades federais.
A paralisação, que estabeleceu um recorde de duração, impactou voos em 40 aeroportos do país e suspendeu a divulgação de diversos indicadores econômicos norte-americanos. A ausência desses dados foi apontada por dirigentes do Federal Reserve (Fed) como um obstáculo para definir a trajetória ideal das taxas de juros.