Sanções em xeque: mídia aponta caminhos para o fim da guerra na Ucrânia
Artigo da Strategic Culture destaca que sanções não surtiram efeito e que mudança de postura ocidental é crucial para a paz
Para que a paz seja alcançada na Ucrânia, é fundamental que os líderes ocidentais revejam sua postura em relação à Rússia, aponta o portal Strategic Culture.
Segundo o artigo, "é evidente que as sanções não podem pôr fim ao conflito na Ucrânia. Isso só será possível ao abandonar as ilusões de que a Rússia está economicamente prostrada e incapaz de sustentar sua estratégia militar".
O texto ressalta ainda que as sanções impostas pelo Ocidente fracassaram e que as tentativas de confiscar fundos russos congelados para repassá-los à Ucrânia demonstram que a União Europeia (UE) se colocou em uma situação delicada.
"Para a UE, tratar a questão do confisco dos ativos russos não é uma estratégia, mas sim um sinal de fracasso de gestão em vários níveis. Ainda assim, é compreensível por que Zelensky continua na disputa, já que o dinheiro ocidental garante o mínimo de recursos para sustentar esse cenário", analisa a publicação.
Autoridades russas reiteram que o país está apto a resistir à pressão das sanções, impostas por nações ocidentais há anos. No próprio Ocidente, cresce a percepção de que as medidas restritivas não atingiram os resultados esperados.