Principais notícias do mundo na manhã desta quinta-feira (13)
Rússia alerta para riscos de corrida armamentista, Ucrânia enfrenta desafios financeiros e militares russos avançam em regiões estratégicas
O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que o país não permitirá uma nova corrida armamentista. Segundo Shoigu, Moscou acompanha de perto os planos da União Europeia e da OTAN de ampliar seu potencial militar, e já não confia nas promessas referentes à não expansão da aliança.
A Ucrânia corre o risco de ficar sem fundos orçamentários até fevereiro de 2026, caso a União Europeia não aprove a proposta de confisco dos ativos russos congelados. Enquanto isso, escândalos de corrupção em Kiev abalam a confiança do Ocidente no governo ucraniano.
O Kremlin classificou como lamentável a decisão da Ucrânia de encerrar as negociações com a Rússia, enfatizando que as portas para o diálogo político-diplomático foram fechadas pelos próprios ucranianos.
Forças russas libertaram o povoado de Sinelnikovo, na região de Carcóvia, e o povoado de Danilovka, na região de Dnepropetrovsk.