JUSTIÇA

Empresário Thiago Brennand, condenado por estupro, é transferido de penitenciária em SP

Com nova condenação, as penas do empresário ultrapassam 30 anos de prisão; defesa não foi localizada

Publicado em 13/11/2025 às 09:03
Thiago Brennand Reprodução / Agência Brasil

O empresário Thiago Brennand, condenado a mais oito anos de prisão em regime fechado pelo crime de estupro, foi transferido na quarta-feira (12) para a Penitenciária I de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Procurada, a defesa do empresário não foi localizada.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, o pedido de transferência foi feito por Brennand e por sua defesa. O empresário está preso desde 2023, tendo passado pelo Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, na capital paulista. Posteriormente, foi transferido para o Presídio Tremembé II, no interior do Estado, onde cumpria pena antes da nova transferência.

Em setembro deste ano, Brennand foi condenado pelo crime de estupro a uma pena de oito anos de prisão em regime fechado. Além disso, foi determinado o pagamento de indenização de ao menos R$ 200 mil à vítima. Na ocasião, a defesa também não se manifestou.

O processo, que era o nono a que Brennand respondia, era também o último em aberto, conforme o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Como o caso tramita em segredo de Justiça, não foram divulgados mais detalhes sobre a condenação. Ao todo, ele foi condenado em cinco processos e celebrou acordos extrajudiciais em outros dois, todos relacionados a crimes que incluem agressão, violência contra a mulher e estupro.

Com a nova sentença, as penas do empresário somam mais de 30 anos de prisão. Ele já havia sido condenado por agredir a modelo Helena Gomes em uma academia na zona sul de São Paulo, por estuprar uma mulher norte-americana em sua mansão e por forçar sexo sem preservativo com uma ex-companheira.