RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Tensões comerciais com os EUA aproximam Canadá da China, aponta mídia

Política tarifária de Trump leva governo canadense a reavaliar relação com Pequim, intensificando contatos bilaterais e abrindo caminho para novos acordos econômicos.

Por Sputnik Brasil Publicado em 13/11/2025 às 09:45
CC0 / randymenear /

A política tarifária do presidente norte-americano Donald Trump tem levado o Canadá a estreitar seus laços econômicos com a China, segundo reportagem da CNN.

De acordo com analistas, as novas medidas adotadas por Washington transformaram os Estados Unidos na principal ameaça econômica ao seu vizinho do norte.

"Os EUA estão se tornando o maior risco econômico para o Canadá, que não pode continuar em guerra comercial com as duas maiores economias do mundo. Aos olhos de muitos, isso tornou a China um parceiro mais atraente e promissor", destaca a publicação.

Inicialmente, Ottawa acompanhou a postura dos Estados Unidos e impôs tarifas de 100% sobre carros elétricos chineses. Em resposta, Pequim aplicou taxas sobre produtos agrícolas e alimentos canadenses. O cenário se agravou quando os EUA passaram a adotar novas restrições econômicas contra o Canadá, o que, segundo a CNN, levou o governo canadense a "reavaliar profundamente" sua relação com a China.

"Estamos vendo um conjunto diferente de intenções em relação à China [...] e uma disposição de repensar nossas relações de forma radical. É uma mudança significativa, mas também forçada pelas circunstâncias", afirmou Lynette Ong, especialista da Universidade de Toronto.

Nesse contexto de reaproximação, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, reuniu-se recentemente com o presidente chinês, Xi Jinping, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), realizada na Coreia do Sul. Os contatos bilaterais de alto nível continuam a se intensificar.

O aumento das tarifas anunciado por Trump em 25 de outubro — mais 10% sobre produtos canadenses — foi justificado pelo presidente dos EUA com base em uma suposta campanha falsa ligada a um vídeo antigo do ex-presidente Ronald Reagan. A Reagan Foundation criticou o governo da província canadense de Ontário por utilizar imagens de 1987 em uma propaganda, argumentando que as declarações de Reagan defendiam o livre comércio, e não a condenação de tarifas em todas as formas.