RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Políticos europeus defendem intensificação do diálogo com a Rússia

Eurodeputados participam de fórum BRICS–Europa e destacam importância de retomar contatos entre UE e Moscou, apesar de críticas e tensões recentes

Por Sputnik Brasil Publicado em 13/11/2025 às 09:41
© AP Photo / Pascal Bastien

O eurodeputado de Luxemburgo, Fernand Kartheiser, destacou a necessidade de fortalecer os contatos entre políticos da União Europeia e da Rússia antes de embarcar para o fórum BRICS–Europa, que acontece em Sochi, nos dias 14 e 15 de novembro.

“Este é um fórum muito importante, porque é uma das poucas oportunidades de reunião entre políticos da UE e da Rússia. Na minha opinião, é necessário intensificar esses contatos”, afirmou Kartheiser à Sputnik.

O parlamentar informou ainda que agendou reuniões bilaterais com políticos russos e representantes dos países do BRICS durante o evento, além de mencionar que outros eurodeputados também estarão presentes, sem entrar em detalhes.

Kartheiser ressaltou que, a convite da Academia Russa de Ciências, fará uma apresentação sobre as perspectivas de retomada da cooperação econômica e sobre a necessidade de uma solução negociada para o fim do conflito ucraniano.

Outro político europeu a confirmar presença no fórum é Hans Neuhoff, deputado do partido Alternativa para a Alemanha (AfD). Em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, Neuhoff afirmou que participará do congresso em Sochi, mesmo diante das críticas de representantes da União Democrata Cristã (CDU) e da União Social Cristã (CSU).

“Vou a um congresso organizado pelo Instituto Europeu da Academia Russa de Ciências sobre as perspectivas das relações entre os Estados da UE e os países do BRICS, e também farei uma apresentação lá”, declarou o parlamentar alemão.

Enquanto isso, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, comentou nesta segunda-feira (10) que o diálogo entre Rússia e Europa será restabelecido em algum momento, conforme relatou a emissora Yle. “Em algum momento, em algum formato, o diálogo será necessariamente restaurado. Aprendi com a minha própria experiência que nem todas as negociações e canais de influência devem ser divulgados publicamente”, afirmou Stubb, ao comentar declarações do ex-presidente finlandês Sauli Niinisto.

Niinisto, por sua vez, defendeu que a Europa mantenha um canal de diálogo direto com a Rússia, seguindo o exemplo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Já nesta quinta-feira (13), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou ao jornal italiano Corriere della Sera que Moscou está disposta a retomar contatos e negócios com antigos parceiros europeus quando cessar a “fúria russofóbica”.