Von der Leyen destaca urgência da transição limpa e competitividade na COP30
Presidente da Comissão Europeia afirma que encontro em Belém reforçou a necessidade de acelerar a descarbonização aliada ao crescimento econômico
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a COP30, realizada em Belém, reforçou a mensagem de que é fundamental acelerar a transição para uma economia limpa, utilizando esse processo também como motor para o crescimento e a prosperidade. Em discurso no Parlamento Europeu, Von der Leyen ressaltou que a descarbonização "anda de mãos dadas com a competitividade".
A líder do braço executivo da União Europeia (UE) recordou que, dez anos após o Acordo de Paris, o mundo deixou uma trajetória de aquecimento de 4ºC para se aproximar de 2,3ºC, o que demonstra que "a curva está se inclinando". Sobre o mercado de carbono, destacou que o sistema europeu já reduziu as emissões em 50%, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 27%, seguindo o princípio de que "se você polui, você paga. Se não quer pagar, inove".
Von der Leyen reiterou que os preços elevados de energia ainda são um obstáculo à competitividade, mas reforçou que a transição limpa abre espaço para inovação e expansão industrial. Segundo ela, as conclusões do Conselho Europeu e os debates na COP30 apontam para a mesma direção: a necessidade de agir "de forma rápida, flexível, pragmática e adaptativa" para garantir que a transição climática seja um motor de crescimento — e não um freio — para a economia europeia.