O que é o golpe do 'chupa-cabra', aplicado por criminosos em SP para roubar idosos
Polícia Civil de São Paulo desmantela quadrilha que fraudava caixas eletrônicos e fazia vítimas, principalmente idosos, em várias cidades do interior
A Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no golpe do 'chupa-cabra', fraude em caixas eletrônicos que tem como principais vítimas idosos.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, as investigações tiveram início após uma ocorrência registrada em setembro do ano passado, em Palmital, no interior paulista. Ao longo das apurações, foi identificado um grupo criminoso formado por sete pessoas, responsável por aplicar o golpe em agências bancárias de cidades como Adamantina, Cândido Mota, Junqueirópolis, Martinópolis, Ourinhos, Palmital, Pirajuí e Presidente Prudente, todas na região oeste do Estado.
O esquema consistia em adulterar terminais eletrônicos com dispositivos que retinham cartões bancários. Enquanto o cartão ficava preso, os criminosos induziam as vítimas a ligar para falsas centrais de atendimento, onde acabavam fornecendo suas senhas.
Até o momento, oito vítimas já foram identificadas, com prejuízo estimado em R$ 48 mil.
Na capital paulista, a operação cumpre sete mandados de prisão e oito de busca em diferentes endereços. A ação conta com o apoio de oito equipes do Deinter-8 e oito do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), totalizando 64 policiais civis e 16 viaturas.
Até a manhã desta sexta-feira, 13, cinco prisões haviam sido efetuadas, além da apreensão de dispositivos eletrônicos, máquinas de cartão, chips de telefonia e R$ 2,4 mil em dinheiro.