EUA firmam acordos para reduzir barreiras comerciais com Equador, El Salvador e Guatemala
Casa Branca anuncia iniciativas para facilitar exportações e eliminar tarifas em setores estratégicos da América Latina
O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (13) a celebração de acordos comerciais com Argentina, Guatemala, Equador e El Salvador.
Segundo a Casa Branca, a Guatemala se comprometeu a enfrentar diversas barreiras não tarifárias que impactam o comércio em áreas prioritárias, com destaque para a simplificação de exigências regulatórias e aprovações para exportações norte-americanas, incluindo produtos farmacêuticos e dispositivos médicos.
O Equador, por sua vez, assumiu o compromisso de reduzir ou eliminar tarifas sobre máquinas, produtos de saúde, químicos, veículos automotores e determinados produtos agrícolas. O país também planeja estabelecer cotas tarifárias para outros produtos agrícolas. Em contrapartida, Washington deve remover tarifas recíprocas sobre determinadas exportações equatorianas que não são cultivadas, mineradas ou produzidas em quantidade suficiente nos EUA.
Já El Salvador deverá adotar medidas para superar uma série de barreiras não tarifárias que afetam o comércio bilateral, incluindo a simplificação de exigências regulatórias e aprovações para exportações dos Estados Unidos, especialmente nos segmentos farmacêutico e de dispositivos médicos.
De acordo com a Casa Branca, nas próximas semanas, os Estados Unidos trabalharão em conjunto com esses países para concluir os acordos, preparar a documentação para assinatura e realizar as formalidades internas necessárias antes da entrada em vigor das novas medidas.