Tarcísio oficializa concessão de travessias hídricas em leilão na Bolsa de Valores de SP
Consórcio Acqua Vias SP assume operação das travessias hídricas por 20 anos; investimento previsto é de R$ 2,5 bilhões
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, oficializou nesta quinta-feira (13) a concessão do sistema de travessias hídricas do estado à iniciativa privada, durante leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com duração de 20 anos, todo o sistema será administrado pelo consórcio Acqua Vias SP, vencedor do leilão ao oferecer um desconto de 12,6%. O percentual foi destacado pelo governo como argumento para a transferência do serviço público — responsável atualmente pelo transporte de cerca de 11 milhões de passageiros por ano — para a gestão privada.
O pacote de concessão prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões, destinados à modernização do serviço. Entre as melhorias anunciadas estão a aquisição de mais de 40 novas embarcações, a remodelação de terminais e a automação de processos operacionais.
Com a mudança, decisões estratégicas relacionadas ao transporte aquaviário passam a ser centralizadas em empresas privadas, que irão gerir embarcações, terminais e a operação diária do sistema, pautadas por metas de desempenho e controle de custos.
Por Sputnik Brasil