NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo, diz ministro

Ministro Mauro Vieira destaca expectativa de avanço em tratativas comerciais após reuniões com Marco Rubio

Publicado em 13/11/2025 às 21:43

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira (13) que o Brasil aguarda, nos próximos dias, a resposta dos Estados Unidos a uma proposta de “mapa do caminho” para orientar as negociações voltadas à solução de pendências comerciais entre os dois países.

Vieira se reuniu com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington, após dois encontros durante o G7, grupo das sete maiores economias do mundo, no Canadá. Segundo o chanceler, Rubio demonstrou interesse em avançar rapidamente nas tratativas.

“Apresentamos nossas propostas para a solução das questões. Agora estamos esperando que eles nos respondam”, disse Vieira após o encontro.

O encontro ocorreu após a primeira reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada em 26 de outubro. Na ocasião, Brasil e Estados Unidos comprometeram-se a realizar negociações técnicas para reverter o tarifaço imposto pelo governo Trump a produtos brasileiros.

Segundo Vieira, em 4 de novembro, Brasil e Estados Unidos realizaram uma reunião virtual de alto nível, na qual o governo brasileiro apresentou uma resposta detalhada à lista de temas encaminhada por Washington em outubro. Rubio teria sinalizado que a análise norte-americana deve ser concluída ainda esta semana ou no início da próxima.

O chanceler brasileiro afirmou que ambos os países buscam concluir, até o fim deste mês, um acordo provisório que estabeleça o roteiro das negociações para os próximos um ou dois anos. As discussões ocorrem em meio às tarifas adicionais de 50% impostas pelo governo dos EUA a diversos produtos brasileiros.

Delegações ampliadas

A reunião em Washington contou com uma rodada ampliada de trabalho, com a participação de negociadores e diplomatas dos dois países. Representaram o Brasil:

  • Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil em Washington;
  • Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social;
  • Ricardo Monteiro, chefe de gabinete e embaixador;
  • Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty;
  • Fernando Sena, ministro-conselheiro da embaixada brasileira.

Notícias relacionadas: