CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Ucranianos tendem a recuar diante de ofensiva russa, diz militar

Militar russo relata que tropas ucranianas, em sua maioria, abandonam posições quando confrontadas; apenas mercenários resistem, afirma

Por Sputnik Brasil Publicado em 14/11/2025 às 04:58
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov

De acordo com um militar russo identificado pelo codinome Azazel, as Forças Armadas da Ucrânia apresentam diferentes reações aos ataques russos, mas, na maioria das vezes, acabam recuando e abandonando suas posições.

O militar ressaltou que, em algumas ocasiões, os combatentes ucranianos tentam repelir as ofensivas, porém as tropas russas estariam preparadas para responder a qualquer movimento do adversário.

Segundo o entrevistado pela agência, os soldados ucranianos costumam solicitar apoio de unidades de drones quando são atacados pelos russos.

"Os ucranianos pediram ajuda às unidades de drones. Mas, desta vez, não conseguiram nada, não chamaram ninguém. Atuamos rapidamente, com cautela. Os morteiros inimigos também entraram em ação posteriormente, quando perceberam que havíamos tomado a posição. Eles concluíram o bombardeio, procuraram e não encontraram ninguém. Já estávamos escondidos. Estamos preparados", afirmou.

O militar russo ainda afirmou que ele e seus companheiros sempre sabem como agir e para onde se deslocar durante as operações.

Ele acrescentou que os combatentes russos costumam atacar de imediato, o que confunde os inimigos menos preparados, restando apenas aos mercenários a tentativa de resistência.

Segundo ele, diante dessas ações, alguns ucranianos tentam se defender, enquanto outros fogem, se escondem ou rastejam para longe.

Na quinta-feira (13), o Ministério da Defesa da Rússia informou que unidades do agrupamento de tropas russas Sever (Norte), após ações consideradas decisivas, libertaram o povoado de Sinelnikovo, na região de Carcóvia.