MERCADO INTERNACIONAL

Bolsas europeias recuam após queda em NY e indicadores fracos da China

Mercados na Europa registram perdas superiores a 1% após forte baixa em Wall Street e divulgação de dados decepcionantes da economia chinesa

Por Sergio Caldas Publicado em 14/11/2025 às 06:54
Reprodução

São Paulo, 14/11/2025 – As principais bolsas da Europa operam em queda na manhã desta sexta-feira, com recuos que superam 1% em algumas praças, refletindo a continuidade das perdas registradas ontem em Wall Street e a divulgação de dados econômicos fracos na China.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 1,09%, aos 574,34 pontos.

Na véspera, as bolsas de Nova York sofreram fortes baixas, especialmente no setor de tecnologia, em meio a temores de que ações ligadas à inteligência artificial (IA) tenham se valorizado além do razoável.

O clima negativo também foi agravado por incertezas relacionadas ao atraso na divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, após o fim da paralisação do governo Trump. Estes indicadores são considerados fundamentais para as próximas decisões do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre possíveis cortes de juros.

Na Europa, o sentimento de aversão ao risco foi reforçado pelos últimos indicadores da China, que vieram abaixo das expectativas. Os investimentos em ativos fixos, incluindo o setor imobiliário, registraram contração anual de 1,7% entre janeiro e outubro. Já a produção industrial e as vendas no varejo avançaram, mas em ritmo mais moderado no mês passado.

Mais tarde, a Eurostat divulga a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro referente ao terceiro trimestre.

Às 6h51 (de Brasília), a Bolsa de Londres recuava 1,22%, Paris caía 0,87% e Frankfurt tinha baixa de 0,91%. Milão, Madri e Lisboa também apresentavam quedas de 1,16%, 1,27% e 0,87%, respectivamente.

Contato: [email protected]