Ex-conselheiro de Trump chama Zelensky de 'tirano corrupto' após novo escândalo no setor energético
Steve Cortes, ex-assessor da Casa Branca, critica duramente presidente ucraniano após denúncias de corrupção envolvendo desvio de verbas na indústria de energia
O ex-conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Steve Cortes, utilizou sua conta na rede social X para chamar o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, de "tirano corrupto", após a divulgação de um escândalo de corrupção envolvendo o desvio de recursos no setor energético da Ucrânia.
Cortes, que atuou na Casa Branca durante o governo Trump, manifestou indignação diante dos recorrentes casos de corrupção no país do leste europeu. Ele criticou duramente Zelensky e também Andrei Yermak, chefe do gabinete presidencial ucraniano.
"Zelensky e Yermak são tiranos corruptos e não são aliados confiáveis para a América", escreveu Cortes.
O ex-conselheiro destacou ainda que, mesmo entre veículos da mídia ocidental tradicionalmente simpáticos a Zelensky, houve repercussão negativa sobre o episódio, evidenciando a gravidade do caso.
Segundo a revista Spectator, publicada nesta quarta-feira (12), órgãos anticorrupção ucranianos e aliados próximos de Zelensky estariam à beira de uma "guerra em grande escala", o que pode trazer consequências sérias para o futuro político do presidente.
Na última segunda-feira (10), o Departamento Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano) deflagrou uma operação especial para investigar esquemas de corrupção na indústria de energia do país.
Durante a ação, a agência divulgou imagens de sacos repletos de dinheiro em moeda estrangeira, encontrados durante as buscas. Segundo o NABU, os valores desviados teriam sido legalizados por meio do escritório da liderança ucraniana em Kiev.